Voltar

NOSSA PAUTA, SEU PRÊMIO – Encceja Nacional melhora índice de aprovação de certificação do ensino médio

NOSSA PAUTA, SEU PRÊMIO – Encceja Nacional melhora índice de aprovação de certificação do ensino médio

De 2009 a 2016, ficou atrelada ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a certificação de nível médio. Anteriormente isso acontecia por meio do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), criado exclusivamente com a finalidade de certificar estudantes que não completaram os ensinos fundamental e médio em idade apropriada.

Porém, com o Enem, entre os estudantes que buscavam nota para conseguir o certificado de ensino médio, apenas cerca de 7% dos inscritos conseguiam aprovação. Em 2017, quando houve a desvinculação da função certificadora do Enem e a reativação do Encceja com este objetivo, esse índice chegou a 20%. Em 2017, o Encceja teve mais de 1,57 milhão de inscritos. Em 2018, o exame contou com 1.695.607 de participantes confirmados.

Isso é pauta para você, jornalista?

Prêmio Inep de Jornalismo – Parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com a Organização de Estados Ibero-Americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o Prêmio Inep de Jornalismo visa prestigiar os trabalhos jornalísticos que melhor contribuam para o entendimento da importância dos exames, avaliações e estatísticas realizadas pelo Inep para o monitoramento e desenvolvimento das políticas públicas de educação no Brasil.

Em 2018, serão distribuídos R$ 136 mil em prêmios, em duas categorias: Exames, Avaliações e Estatísticas da Educação Básica e Exames, Avaliações e Estatísticas da Educação Superior. Em cada categoria, serão premiadas as melhores reportagens veiculadas nas mídias impressa, TV, rádio e internet; além de um Grande Prêmio para os melhores trabalhos, independentemente da plataforma de veiculação. As inscrições serão entre 1º e 19 de novembro de 2018. Podem concorrem matérias veiculadas desde 14 de novembro de 2017. 

 
Publicado em 06/09/2018