Voltar

Júri seleciona melhores matérias inscritas no 2º Prêmio Inep de Jornalismo

Júri seleciona melhores matérias inscritas no 2º Prêmio Inep de Jornalismo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou nesta segunda e terça-feira, 26 e 27 de novembro, os encontros presenciais para julgamento dos trabalhos inscritos no 2º Prêmio Inep de Jornalismo – Avaliações e Estatísticas Educacionais. O Prêmio Inep de Jornalismo, em 2018, recebeu 135 inscrições válidas. Os vencedores serão conhecidos até o fim desta semana e comunicados pela Secretaria do Prêmio Inep. A premiação ocorrerá na segunda-feira, 3 de dezembro, em Brasília, na sede do Instituto. Serão distribuídos, no total, R$ 136 mil em prêmios, além de troféus e certificados.

O júri foi formado por pesquisadores do Inep e representantes da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). Participaram da banca um servidor especialista em Avaliações da Educação Básica; dois em Avaliações da Educação Superior; dois em Estatísticas Educacionais; e dois em Estudos Educacionais; além de dois especialistas em Jornalismo Educacional.

O Prêmio Inep de Jornalismo destaca os trabalhos que melhor contribuíram para o entendimento, pela sociedade e pelo poder público, da importância das avaliações e estatísticas para o monitoramento e desenvolvimento das políticas públicas de educação no Brasil. Este ano são duas categorias: Avaliações e Estatísticas da Educação Básica e Avaliações e Estatísticas da Educação Superior. Ambas contemplarão as melhores reportagens em cada meio, de modo a valorizar todas as plataformas de comunicação: mídia impressa, TV, rádio e internet. Outra novidade é o Grande Prêmio para a melhor reportagem de cada categoria, independentemente do meio em que foi veiculada.

 

Prêmio Inep – Criado em 2017, o Prêmio Inep de Jornalismo tem como objetivo estimular e prestigiar trabalhos jornalísticos sobre educação, em especial aqueles que abordem os temas das avaliações e estatísticas educacionais, duas áreas de atuação da autarquia federal. O Prêmio Inep de Jornalismo é uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com a Organização de Estados Ibero-Americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Publicado em 27/11/2018