Voltar

Planos de carreira de professores dos estados e do Distrito Federal em perspectiva comparada 2019

Planos de carreira de professores dos estados e do Distrito Federal em perspectiva comparada 2019 (Versão 1.1)

Miniatura Uploads feitos por Geraldo Inácio, 10/06/19 11:50
Este artigo apresenta um estudo comparativo entre os planos de carreira dos professores da educação básica em 27 unidades federativas (UFs) do Brasil. Inicialmente, é apresentada a especificação do conceito de plano de carreira e uma revisão da legislação nacional sobre o tema. A seguir, é feita uma revisão da literatura com o objetivo de apresentar o estado da arte da pesquisa acadêmica. A terceira parte apresenta o modelo de análise dos planos de carreira em suas dimensões mais relevantes – estrutura, progressão e remuneração. A análise, com base no retrato dos planos de carreira dos professores das UFs, busca identificar as singularidades e as regularidades na carreira docente. Os achados da pesquisa indicam que os planos de carreira mantêm a prevalência de uma estrutura pouco rígida em termos de organização e jornada de trabalho – carreira única com jornadas variadas e possibilidade de ampliação da carga horária –, um peso excessivo em critérios de progressão tradicionais – titulação e tempo de serviço – e uma presença marcante de gratificações e de adicional por tempo de serviço na remuneração.
Publicação: Séries Séries » Textos para Discussão Publicações em destaque
1 de 76

Versão 1.1

Última atualização por Daniel Fonseca e Caixeta
05/08/19 12:03
Estado: Aprovado
Este artigo apresenta um estudo comparativo entre os planos de carreira dos professores da educação básica em 27 unidades federativas (UFs) do Brasil. Inicialmente, é apresentada a especificação do conceito de plano de carreira e uma revisão da legislação nacional sobre o tema. A seguir, é feita uma revisão da literatura com o objetivo de apresentar o estado da arte da pesquisa acadêmica. A terceira parte apresenta o modelo de análise dos planos de carreira em suas dimensões mais relevantes – estrutura, progressão e remuneração. A análise, com base no retrato dos planos de carreira dos professores das UFs, busca identificar as singularidades e as regularidades na carreira docente. Os achados da pesquisa indicam que os planos de carreira mantêm a prevalência de uma estrutura pouco rígida em termos de organização e jornada de trabalho – carreira única com jornadas variadas e possibilidade de ampliação da carga horária –, um peso excessivo em critérios de progressão tradicionais – titulação e tempo de serviço – e uma presença marcante de gratificações e de adicional por tempo de serviço na remuneração.
Baixar (1,9MB) Get
Histórico da versão
Versão Data Tamanho  
1.1 12 Dias atrás 1,9MB
1.0 2 Meses atrás 1,6MB

Publicações mais Recentes

Planos de carreira de professores dos estados e do Distrito Federal em perspectiva comparada 2019 ›

Este artigo apresenta um estudo comparativo entre os planos de carreira dos professores da educação básica em 27 unidades federativas (UFs) do Brasil. Inicialmente, é apresentada a especificação do conceito de ...

Interpretação Pedagógica das Escalas de Proficiência ›

A Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) lançou a Interpretação Pedagógica das Escalas de Proficiência. A obra é resultado de debates, estudos e testes realizados em 6 oficinas, que contaram ...

Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais - Cine Brasil 2018 ›

O Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais apresenta a estrutura da Classificação Internacional Normalizada da Educação adaptada em 2018 para os cursos de graduação e sequenciais do Brasil ...