Voltar

INTERPRETAÇÃO E COMPARABILIDADE DO DESEMPENHO MÉDIO DO BRASIL NO PISA 2000 A 2015

INTERPRETAÇÃO E COMPARABILIDADE DO DESEMPENHO MÉDIO DO BRASIL NO PISA 2000 A 2015 (Versão 1.5)

Miniatura Uploads feitos por Lilian DOS SANTOS LOPES, 03/12/18 17:21
Este artigo aborda dois temas metodológicos de suma importância para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa): a interpretação e a comparabilidade do desempenho médio dos países e das economias participantes dessa avaliação em larga escala. Quanto à interpretação, mostramos, com base em sugestão da O rganização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que a média X no Pisa pode ser interpretada pedagogicamente em níveis de proficiência entre os pontos X -σ e X +σ nas respectivas escalas de leitura, matemática e ciências (σ é o desvio-padrão calculado empiricamente para cada valor médio X ). Tal interpretação estabelece um critério pedagógico de comparabilidade do desempenho médio X ±σ em um determinado ano, bem como ao longo do tempo. Com base nessa interpretação pedagógica, em faixas de níveis de proficiência, analisamos o desempenho médio dos estudantes brasileiros mediante desagregações por ano escolar, sexo, unidades federativas, tipo de escola (pública ou particular) e por dependência administrativa (particular, federal, estadual ou municipal). Por fim, criticamos e sugerimos uma alternativa à Estratégia 7.11 do Plano Nacional de Educação (PNE).
Publicação: Séries Séries » Textos para Discussão Publicações em destaque
1 de 56

Versão 1.5

Última atualização por Lilian DOS SANTOS LOPES
03/12/18 18:07
Estado: Aprovado
Este artigo aborda dois temas metodológicos de suma importância para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa): a interpretação e a comparabilidade do desempenho médio dos países e das economias participantes dessa avaliação em larga escala. Quanto à interpretação, mostramos, com base em sugestão da O rganização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que a média X no Pisa pode ser interpretada pedagogicamente em níveis de proficiência entre os pontos X -σ e X +σ nas respectivas escalas de leitura, matemática e ciências (σ é o desvio-padrão calculado empiricamente para cada valor médio X ). Tal interpretação estabelece um critério pedagógico de comparabilidade do desempenho médio X ±σ em um determinado ano, bem como ao longo do tempo. Com base nessa interpretação pedagógica, em faixas de níveis de proficiência, analisamos o desempenho médio dos estudantes brasileiros mediante desagregações por ano escolar, sexo, unidades federativas, tipo de escola (pública ou particular) e por dependência administrativa (particular, federal, estadual ou municipal). Por fim, criticamos e sugerimos uma alternativa à Estratégia 7.11 do Plano Nacional de Educação (PNE).
Baixar (2,3MB) Get
Histórico da versão
Versão Data Tamanho  
1.7 6 Meses atrás 2,3MB
1.6 6 Meses atrás 2,3MB
1.5 1 Ano atrás 2,3MB
1.4 1 Ano atrás 1,7MB
1.3 1 Ano atrás 1,7MB
1.2 1 Ano atrás 4,6MB
1.1 1 Ano atrás 1,7MB
1.0 1 Ano atrás 1,7MB

Publicações mais Recentes

Censo da Educação Superior 2019 – Cartilha de Orientação ›

O Censo da Educação Superior é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed), conforme a Lei nº 9.448/1997. É a mais importante pesquisa estatística do Brasil sobre as Instituições de Educação Superior (IES), seus cursos, alunos e docentes, sendo realizada mediante caráter declaratório e coleta de dados descentralizada.

Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais - 5 Anos de Plano Nacional de Educação ›

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vem a público entregar mais uma de suas produções institucionais, o volume 2 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. A instituição materializa, nesta publicação, uma de suas primordiais atribuições regimentais: produzir e disseminar informações, diagnósticos, estudos e pesquisas para subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas e programas em educação.