Inep 05 de Outubro de 2018

Locais de prova do Prêmio Calouro Destaque já estão disponíveis para consulta

O Cartão de Confirmação do Local de Prova do Prêmio Calouro Destaque já está disponível para consulta no sistema da premiação, no endereço eletrônico premiocalouro.inep.gov.br. É necessário informar o CPF e a senha cadastrada durante a inscrição. O Cartão informa o local de prova, o horário, os atendimentos específicos e/ou especializados, assim como os recursos de acessibilidade, se solicitados. Não é necessário apresentar o Cartão no dia da aplicação, em 21 de outubro, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sugere que o participante pesquise, com antecedência, como chegar ao local.

O Prêmio Calouro Destaque é uma iniciativa do Inep em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e tem como objetivo reconhecer o desempenho dos estudantes recém-chegados ao Ensino Superior que demonstrarem grau destacado de desenvolvimento de competências cognitivas, além de subsidiar estudos e pesquisas quantitativas e qualitativas do Instituto.

Os 1000 participantes com melhor desempenho serão premiados com R$ 5 mil. A distribuição dos prêmios ocorrerá por Unidade da Federação, de acordo com a quantidade de estudantes ingressantes informados ao Inep por meio do Censo da Educação Superior 2017. O prêmio é destinado ao estudante do primeiro ano de graduação que tenha concluído o Ensino Médio; tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017; e seja brasileiro ingressante no Ensino Superior no ano letivo de 2018, regularmente matriculado em curso de graduação vinculado a qualquer área do conhecimento, na modalidade presencial, em Instituição de Ensino Superior pública ou privada.

Prova – Com quatro horas de duração, a prova de conhecimento gerais que definirá os calouros com melhor desempenho em todo o Brasil será aplicada em 21 de outubro, domingo, das 14h30 às 18h30 (Horário de Brasília – DF), em 60 cidades de todas as Unidades da Federação. A Política de Acessibilidade do Inep garantirá atendimento especializado e específico, assim como recursos de acessibilidade, para quem os solicitou durante a inscrição.