Pisa 16 de Maio de 2018

Inep participa de oficina nos Estados Unidos sobre a elaborações de itens do Pisa 2021

Cerca de 30 especialistas em educação matemática de várias partes do mundo estarão reunidos na 1° Oficina de Elaboração de Itens de Matemática do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2021. O encontro será realizado entre 16 e 18 de maio, em Princeton, Nova Jersey (EUA). O objetivo é integrar os representantes responsáveis pela realização do Pisa, garantindo uma maior atuação nesta etapa inicial de elaboração de itens. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio dos pesquisadores Marina Ribeiro Gonçalves Barbosa e Carlos Eduardo Sousa Costa, representará o Brasil.

Para a elaboração de itens, os profissionais participantes seguirão as instruções e a matriz do Pisa 2021. Durante a oficina serão fornecidas informações sobre a elaboração das questões de Matemática, que será a área- foco da próxima edição. Os participantes do evento ainda terão acesso a exemplos de itens, os quais servirão como uma oportunidade de treinamento para aqueles que quiserem continuar trabalhando no processo de elaboração de itens após a oficina.

Pisa – O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, tradução de Programme for International Student Assessment, é uma avaliação comparada aplicada de forma amostral a estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

Os índices educacionais brasileiros evidenciados a partir do Pisa são importantes diretrizes para o Ministério da Educação (MEC) atuar na distribuição de recursos e verbas para as escolas, bem como no monitoramento da qualidade da educação brasileira e na adoção de políticas públicas. Cabe ao Inep organizar a aplicação do Pisa no Brasil, o que envolve atividades preparatórias relativas à amostragem dos estudantes participantes, montagem dos instrumentos, correção de questões após a aplicação, além da preparação das bases de dados e relatórios nacionais sobre a avaliação.

O Brasil participa do Pisa desde sua primeira edição, em 2000. A cada edição da avaliação, que acontece de três em três anos, os procedimentos de preparação da avaliação e os padrões seguidos por todos os países participantes são atualizados.  O Consórcio Internacional contratado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), responsável pelo Pisa, realiza constantes reuniões para o treinamento e alinhamento das equipes nacionais.