Inep 04 de Maio de 2018

Inep e Banco Central avaliam parceria para promover estudos sobre educação financeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Banco Central planejam uma parceria para promover estudos conjuntos sobre educação financeira no Brasil. Uma equipe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central visitou o Inep nesta quarta-feira, 2 de maio. Em março, representantes da Diretoria de Avaliação da Educação Básica e da Assessoria Internacional do Inep também visitaram o Banco Central, iniciando as discussões.

A proposta de parceria engloba ações conjuntas para ampliar o conhecimento sobre a educação financeira. Durante a visita, o Inep apresentou ao Banco Central como o tema é abordado nas avaliações promovidas pelo Instituto. A presidente do Inep, Maria Inês Fini, destacou as questões sobre letramento financeiro que fazem parte da edição 2018 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que começou a ser aplicado também nesta quarta-feira, 2.

No Brasil, o Inep é responsável pela aplicação das provas e dos questionários da avaliação comparada realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em mais de 80 países. Até 30 de maio, 18 mil estudantes de 15 anos serão avaliados.