Inep 13 de Junho de 2018

Inep abre Ciclo de Palestras 2018 da Frente Parlamentar Mista da Educação

A contribuição do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a definição das políticas educacionais do Brasil foi tema de uma palestra conferida pela presidente do Instituto, Maria Inês Fini, nesta quarta-feira, 13 de junho, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O encontro foi promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em parceria com a Frente Parlamentar Mista da Educação.

Maria Inês Fini apresentou as ações realizadas pelo Instituto e destacou as implementações realizadas pelo Inep nos dois últimos anos. Entre elas estão a divulgação do Relatório do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2005-2015, com o panorama de uma década; a modernização da plataforma de Gestão de Itens, com definição de novos requisitos para suporte ao Banco Nacional de Itens (BNI); a aplicação antecipada do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018, de modo a permitir que os participantes façam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e, eventualmente, inscrevam-se no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2019; e a publicação do Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Maria Inês Fini, é doutora em Educação; pedagoga; professora e pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Social e do Trabalho; e especialista em Currículo e Avaliação; tendo experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior. De 1996 a 2002, foi Diretora de Avaliação para Certificação de Competências do Inep, quando criou e implementou o Enem e o Encceja. Também foi Diretora do Pisa no Brasil. Desde maio de 2016, ocupa o cargo de presidente do Inep.

Clique aqui para acessar a apresentação