Revalida 11 de Outubro de 2018

Inscrições para segunda etapa do Revalida 2017 terminam em 15 de outubro

Estão abertas as inscrições para a 2ª etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2017. O edital com o cronograma e as regras foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 11 de outubro. Os participantes aprovados na 1ª etapa têm de 11 a 15 de outubro para se inscreverem por meio do Sistema Revalida, informando código de identificação e senha. É necessário escolher um dos cinco locais de aplicação. O boleto, no valor de R$ 450, pode ser pago até 16 de outubro.

A 2ª etapa do Revalida é uma Prova de Habilidades Clínicas, quando o participante percorre dez estações resolvendo tarefas como a investigação de história clínica, a interpretação de exames complementares, a formulação de hipóteses diagnósticas, a demonstração de procedimentos médicos, o aconselhamento a pacientes ou familiares. A prova será aplicada em 17 e 18 de novembro de 2018 no Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB), em Brasília (DF); no Hospital de Clínicas (CHC/UFPR), em Curitiba (PR); no Hospital Universitário Materno Infantil (HU-UFMA), em São Luís (MA); no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), em Manaus; e no Hospital das Clínicas (HC/UFMG), em Belo Horizonte (MG). Cada local tem capacidade limite de 210 vagas.

Participantes na condição de “Sub Judice” só poderão fazer o Exame se a decisão de caráter liminar que determinou sua participação no Revalida estiver em vigor até a data da aplicação da prova. Tendo sido revogada ou modificada, todos os atos vinculados ao Exame perdem sua eficácia. Dúvidas devem ser encaminhadas para o Autoatendimento do Fale Conosco do Inep.

Revalida – O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) subsidia os processos de revalidação, feito por determinadas universidades públicas, dos diplomas de médicos que se formaram no exterior. O Revalida é direcionado aos estrangeiros e brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão no Brasil. Para participar é preciso ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil, e ter diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente, e autenticado pela autoridade consular brasileira.