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Matrizes de Referência

As Matrizes de Referência, no contexto das avaliações em larga escala, indicam habilidades a serem avaliadas em cada etapa da escolarização e orientam a elaboração de itens de testes e provas. Além disso, indicam a construção de escalas de proficiência que definem a realização qualitativa e quantitativa do aluno no contexto da avaliação.

O Pisa é desenhado a partir de um modelo dinâmico de aprendizagem, no qual novos conhecimentos e habilidades devem ser continuamente adquiridos para uma adaptação bem-sucedida em um mundo em constante transformação. Para serem aprendizes efetivos por toda a vida, os jovens precisam de uma base sólida em domínios-chave e devem ser capazes de organizar e gerir seu aprendizado. Isso requer consciência da própria capacidade de raciocínio, com a elaboração de estratégias e métodos de aprendizado.

A avaliação aborda múltiplos aspectos dos resultados educacionais, buscando verificar o que é chamado de letramento em leitura, matemática e ciências. A expressão “letramento” reflete a amplitude dos conhecimentos e competências que estão sendo avaliados. O Pisa procura ir além do conhecimento escolar, examinando a capacidade dos alunos de análise, raciocínio e reflexão ativa sobre seus conhecimentos e experiências, com enfoque em competências que serão relevantes para suas vidas futuras, na solução de problemas do cotidiano.

Assim, o Pisa procura verificar a operacionalização de esquemas cognitivos nos seguintes termos:

  • conteúdos ou estruturas do conhecimento que os alunos precisam adquirir em cada área;
  • competências para aplicação desses conhecimentos;
  • contextos em que conhecimentos e competências são aplicados.
Página atualizada em: 3 dezembro 2019